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Figura 1 –Implementação de marcos regulatórios pela IMO desde 2011
                         Fonte: https://www.imo.org/en/mediacentre/hottopics/pages/cutting-ghg-emissions.aspx


           Adicionalmente, foi estabelecido um nível de ambição relacionado à adoção de tecnologias,
           combustíveis e/ou fontes de energia com zero ou quase zero emissão de GEE (ZNZ – Zero
           or Near-Zero), que devem representar pelo menos 5% da energia utilizada pelo transporte
           marítimo internacional até 2030.


           Decorrente dessa Estratégia, após muita negociação dentro de um contexto geopolítico
           adverso, em abril de 2025, a IMO foi pioneira ao aprovar, em sua 83ª Sessão do Comitê de
           Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC), o texto da primeira “política global” para
           promoção da descarbonização do setor, com a precifi cação do carbono — o “IMO Net-
           Zero Framework” –, que fomentará o atingimento das metas de redução dos GEE emitidos
           por navios.

           Após  a  adoção  do  texto,  prevista  para  ocorrer  em  outubro  de  2025,  as  novas  regras
           serão introduzidas na Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios
           (MARPOL),  estabelecendo-se  o  primeiro  marco  jurídico  internacional  que  combina
           limites de emissões de GEE pelos navios (medida técnica) com um mecanismo global de
           precifi cação de carbono (medida econômica). Essas medidas, que neste primeiro momento
           serão  aplicadas  somente  a  navios  maiores  que  5.000  AB  (Arqueação  Bruta),  inclusive,
           envolvidos em viagens internacionais.

           A Medida Técnica – chamada “Global Fuel Standard” (GFS), exige a redução progressiva da
           intensidade de carbono dos combustíveis (GFI – GHG1 Fuel Intensity), ou seja, da quantidade
           de  GEE  emitida  por  unidade  de  energia  utilizada,  enquanto  a  Medida  Econômica  será
           a precifi cação do carbono para os navios que excederem os limites estabelecidos pela
           medida técnica e o incentivo para os que utilizarem tecnologias ZNZ.


           Esta  medida  econômica  fi cou  conhecida  informalmente  de  “2-Tier  Approach”  (duas
           camadas).  Conforme mostra a tabela da Figura 2, os limites de intensidade de emissão
           serão anualmente mais restritivos até 2035, quando novas metas serão defi nidas para os
           anos subsequentes.





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