Page 17 - Informativo CEMBRA_14
P. 17
Continuação
O gráfico 1 mostra a distribuição das cargas na navegação de cabotagem
Com a predominância dos graneis líquidos e gasosos, se excluirmos o transporte de petróleo oriundo Marinha Mercante Matéria:
das unidades de produção no mar o volume transportado foi de pouco mais de 80 milhões de toneladas,
representando um aumento de 3% em relação a 2021, com a distribuição das cargas como na figura
abaixo:
Finalmente se analisarmos apenas as cargas conteinerizadas podemos verificar que a variação foi muito
pequena, diferentemente dos anos anteriores em que o crescimento era de 10% ao ano, conforme
podemos verificar na figura abaixo com dados da ABAC
Aparentemente a redução na movimentação de contêineres na cabotagem deveu-se a fim do acordo
bilateral de transporte marítimo entre o Brasil e a Argentina e a grave seca na região amazônica quando
os navios tiveram seu calado máximo reduzido de 11,5 metros para 9 metros entre os meses de agosto
e novembro.
Por ser um modal relevante para muitas cargas que já usam a cabotagem a estimativa é que volte a
crescer, seja pelo Programa BR do Mar, seja por mais ação das empresas do setor.
Informativo CEMBRA Nº 14 - Edição Semestral 17