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Continuação



    O gráfico 1 mostra a distribuição das cargas na navegação de cabotagem



















    Com a predominância dos graneis líquidos e gasosos, se excluirmos o transporte de petróleo oriundo          Marinha Mercante  Matéria:
    das unidades de produção no mar o volume transportado foi de pouco mais de 80 milhões de toneladas,
    representando um aumento de 3% em relação a 2021, com a distribuição das cargas como na figura
    abaixo:





















    Finalmente se analisarmos apenas as cargas conteinerizadas podemos verificar que a variação foi muito
    pequena,  diferentemente  dos  anos  anteriores  em  que  o  crescimento  era  de  10%  ao  ano,  conforme
    podemos verificar na figura abaixo com dados da ABAC

























    Aparentemente  a  redução  na  movimentação  de  contêineres  na  cabotagem  deveu-se  a  fim  do  acordo
    bilateral de transporte marítimo entre o Brasil e a Argentina e a grave seca na região amazônica quando
    os navios tiveram seu calado máximo reduzido de 11,5 metros para 9 metros entre os meses de agosto
    e novembro.
    Por ser um modal relevante para muitas cargas que já usam a cabotagem a estimativa é que volte a
    crescer, seja pelo Programa BR do Mar, seja por mais ação das empresas do setor.


             Informativo CEMBRA                                        Nº 14 - Edição Semestral                  17
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