Page 28 - Informativo Cembra - Julho 2018 - Nº 6
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virtude de evoluções tecnológicas (que muitas vezes obrigam à mudança, por tornarem obsoleta/
inviável a tecnologia anterior), é bastante custoso financeiramente. Tomando emprestado um
conceito da Economia: enquanto a comunidade consumidora tem um anseio ilimitado (por dados
e informações oceanográficas), os recursos para seu atendimento são limitados. Não se trata de
um problema insolúvel, mas que, sim, impõe restrições e seletividades aos tipos de tecnologias
utilizados, aos formatos, volume e velocidade com que os dados e informações são disponibilizados.
A lista de aspectos acima não é exaustiva; há diversos outros a serem considerados para uma discussão
mais completa.
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia
da Marinha (CHM), opera o BNDO, e busca continuamente o aprimoramento em todos os aspectos
envolvidos na recepção, guarda e fornecimento dos dados e informações oceanográficas sob sua
responsabilidade.
Solicitações de dados ao BNDO podem ser feitas pelo e-mail: chm.bndo@marinha.mil.br .
O gráfico abaixo apresenta o número de atendimentos realizados pelo BNDO de 1990 até meados de
2024:
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