Page 28 - Informativo Cembra - Julho 2018 - Nº 6
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virtude  de  evoluções  tecnológicas  (que  muitas  vezes  obrigam  à  mudança,  por  tornarem  obsoleta/
        inviável  a  tecnologia  anterior),  é  bastante  custoso  financeiramente.  Tomando  emprestado  um

        conceito  da  Economia:  enquanto  a  comunidade  consumidora  tem  um  anseio  ilimitado  (por  dados
        e  informações  oceanográficas),  os  recursos  para  seu  atendimento  são  limitados.  Não  se  trata  de
        um  problema  insolúvel,  mas  que,  sim,  impõe  restrições  e  seletividades  aos  tipos  de  tecnologias
        utilizados, aos formatos, volume e velocidade com que os dados e informações são disponibilizados.

        A lista de aspectos acima não é exaustiva; há diversos outros a serem considerados para uma discussão
        mais completa.



        A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia
        da Marinha (CHM), opera o BNDO, e busca continuamente o aprimoramento em todos os aspectos
        envolvidos  na  recepção,  guarda  e  fornecimento  dos  dados  e  informações  oceanográficas  sob  sua
        responsabilidade.


        Solicitações de dados ao BNDO podem ser feitas pelo e-mail: chm.bndo@marinha.mil.br .


        O gráfico abaixo apresenta o número de atendimentos realizados pelo BNDO de 1990 até meados de

        2024:

























































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