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Emprego de Novas Tecnologias nas Manobras de
Praticagem
Capitão de Mar e Guerra (RM-1) Luiz Antonio Raymundo da Silva
Prático da ZP-15
O termo“tecnologia” inclui hardware, software, técnicas, habilidades, métodos e
processos usados na produção de bens e serviços. Assim, o serviço de praticagem é
impactado por novas tecnologias, mormente aquelas empregadas em equipamentos
do próprio navio, serviços de apoio e protocolos internacionais. A praticagem é um
serviço estratégico para qualquer país, sendo classificado legalmente como uma
atividade essencial, no Brasil.
O serviço de praticagem trata-se de uma assessoria altamente especializada ao
Comandante, realizada por um Prático a bordo, na entrada e saída dos navios nos portos
e, inclui, para sua exequibilidade, o transporte por lancha e o apoio de uma Atalaia. Em
todo o mundo, o serviço é requerido porque a navegação em águas restritas requer
georreferenciamento em tempo real, conhecimento das características ambientais
e regras locais, shiphandling (capacidade de manobrar navios em áreas reduzidas) e,
principalmente, capacidade de percepção, análise e decisão rápida (em torno de 10
segundos), em função deste tipo de navegação, mudanças meteorológicas, tráfego e
falhas, considerando o tamanho dos navios, inércia e a limitação de espaço.
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