Page 7 - Informativo Cembra Nº15
P. 7

Cembra: Profundo como o Mar

 Planejamento da Comunicação
                                                              Para guiar a nossa comunicação, foi importante
 O desafio da reformulação do site do Cembra representou muito mais do que fazer o redesign da   definir um conceito que sintetize toda a propos-
 página www.cembra.org.br, significou montar um Plano de Comunicação, que contemplasse os di-  ta de trabalho. Acreditamos que a ideia “Cembra:
 versos aspectos do Mar Brasileiro e também buscasse conteúdos de acordo com o nível de cada   Profundo como o Mar” resuma o que queremos
 público específico que queremos impactar. Por isso, a Assessoria de Comunicação Social chegou a   passar enquanto Instituição: oferecer informação,
 dois conceitos-chave para nortear o trabalho:                os maiores especialistas do Mar, em diversas áreas,
                                                              reunidos com reflexões, pensamentos e pesquisas

 “Cembra: Profundo como o Mar” e “Está no Mar. Está no Cembra”.  para dar conhecimento, em profundidade, sobre o
                                                              nosso oceano, a Amazônia Azul.
 Pegando como referência as práticas mais modernas de Comunicação Estratégica, a Assessoria de   Não  há  hoje  um  fórum  tão  rico  em  informações
 Comunicação Social passou a trabalhar com a estratégia de centralizar os principais conteúdos no   como  o  Cembra.  Nossa  missão?  Dar  visibilidade
 site, que tem a meta de ser referência sobre o mar, um hub de informação e notícias.   a tudo isso, tornando os assuntos mais amigáveis
                                                              para o público, o que significa ganhar novos espa-
 O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) lançou, em 19 de setembro de 2023, o primei-  ços, trazer novos parceiros e influenciar tomado-
 ro site do País dedicado exclusivamente aos conteúdos e as informações do mar brasileiro, em ce-  res de opinião. Quer se aprofundar sobre o Mar?
 rimônia virtual que foi exibida ao vivo pelo canal do Youtube da organização (www.youtube.com/@  Chama o Cembra.
 cembra_brasil). O portal www.cembra.org.br foi totalmente reformulado e passou a ser uma fonte
 de informações para estudantes, pesquisadores, professores, admiradores e todos os públicos que   PodMar e Notícias do Mar
 se interessem pelo oceano nas mais diversas áreas do conhecimento.
                                                              Além da versão virtual do livro “O Brasil e o Mar no
                                                              Século XXI” e das edições do Informativo Cembra,
                                                              o público que acessar o site poderá acompanhar e
                                                              se atualizar com podcasts, vídeos,  conteúdos nas
                                                              mídias sociais, webstories, reportagens, entrevis-
                                                              tas e análises realizadas pelos principais especia-
                                                              listas do Mar no Brasil e no mundo, em portal com
                                                              design mais moderno e interativo. Tudo isso para
                                                              fortalecer a cultura oceânica da sociedade brasi-
                                                              leira e a mentalidade marítima, tendo em vista que
                                                              o mar brasileiro, a Amazônia Azul, apesar de sua
                                                              relevância para o desenvolvimento do País, ainda é
        Indivíduo acessando a página principal do site do Cembra  um desconhecido para a maior parte das pessoas.









 O novo design intuitivo facilitou o acesso aos mais diversos assuntos referentes ao Mar


 Na época da Sociedade da Informação, em que as pessoas têm excesso de conteúdos, o Cembra
 pretende dar capilaridade aos assuntos do Mar, usando seus próprios meios de comunicação com a
 prática de um jornalismo especializado, intenso e reflexivo.

 Mas como explorar esse terreno ainda tão desconhecido?


 O site como mídia proprietária

 Aplicando as práticas mais modernas de Comunicação Estratégica, centralizamos nossos principais
 conteúdos  no  site  do  Cembra,  e  a  tornamos  uma  mídia  forte  proprietária.  Com  um  conceito
 moderno, chamado Brand Publishing ou marca publicadora, o site ficou visualmente mais atrativo,
 mais interativo e, a partir dele, trabalhamos várias estratégias de comunicação.  Jovem mostrando a tela do celular ao ouvir o PodMar




 6  Centro de Excelência para o Mar Brasileiro - Informativo Cembra  Centro de Excelência para o Mar Brasileiro - Informativo Cembra  7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12