Page 7 - Informativo Cembra Nº15
P. 7
Cembra: Profundo como o Mar
Planejamento da Comunicação
Para guiar a nossa comunicação, foi importante
O desafio da reformulação do site do Cembra representou muito mais do que fazer o redesign da definir um conceito que sintetize toda a propos-
página www.cembra.org.br, significou montar um Plano de Comunicação, que contemplasse os di- ta de trabalho. Acreditamos que a ideia “Cembra:
versos aspectos do Mar Brasileiro e também buscasse conteúdos de acordo com o nível de cada Profundo como o Mar” resuma o que queremos
público específico que queremos impactar. Por isso, a Assessoria de Comunicação Social chegou a passar enquanto Instituição: oferecer informação,
dois conceitos-chave para nortear o trabalho: os maiores especialistas do Mar, em diversas áreas,
reunidos com reflexões, pensamentos e pesquisas
“Cembra: Profundo como o Mar” e “Está no Mar. Está no Cembra”. para dar conhecimento, em profundidade, sobre o
nosso oceano, a Amazônia Azul.
Pegando como referência as práticas mais modernas de Comunicação Estratégica, a Assessoria de Não há hoje um fórum tão rico em informações
Comunicação Social passou a trabalhar com a estratégia de centralizar os principais conteúdos no como o Cembra. Nossa missão? Dar visibilidade
site, que tem a meta de ser referência sobre o mar, um hub de informação e notícias. a tudo isso, tornando os assuntos mais amigáveis
para o público, o que significa ganhar novos espa-
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) lançou, em 19 de setembro de 2023, o primei- ços, trazer novos parceiros e influenciar tomado-
ro site do País dedicado exclusivamente aos conteúdos e as informações do mar brasileiro, em ce- res de opinião. Quer se aprofundar sobre o Mar?
rimônia virtual que foi exibida ao vivo pelo canal do Youtube da organização (www.youtube.com/@ Chama o Cembra.
cembra_brasil). O portal www.cembra.org.br foi totalmente reformulado e passou a ser uma fonte
de informações para estudantes, pesquisadores, professores, admiradores e todos os públicos que PodMar e Notícias do Mar
se interessem pelo oceano nas mais diversas áreas do conhecimento.
Além da versão virtual do livro “O Brasil e o Mar no
Século XXI” e das edições do Informativo Cembra,
o público que acessar o site poderá acompanhar e
se atualizar com podcasts, vídeos, conteúdos nas
mídias sociais, webstories, reportagens, entrevis-
tas e análises realizadas pelos principais especia-
listas do Mar no Brasil e no mundo, em portal com
design mais moderno e interativo. Tudo isso para
fortalecer a cultura oceânica da sociedade brasi-
leira e a mentalidade marítima, tendo em vista que
o mar brasileiro, a Amazônia Azul, apesar de sua
relevância para o desenvolvimento do País, ainda é
Indivíduo acessando a página principal do site do Cembra um desconhecido para a maior parte das pessoas.
O novo design intuitivo facilitou o acesso aos mais diversos assuntos referentes ao Mar
Na época da Sociedade da Informação, em que as pessoas têm excesso de conteúdos, o Cembra
pretende dar capilaridade aos assuntos do Mar, usando seus próprios meios de comunicação com a
prática de um jornalismo especializado, intenso e reflexivo.
Mas como explorar esse terreno ainda tão desconhecido?
O site como mídia proprietária
Aplicando as práticas mais modernas de Comunicação Estratégica, centralizamos nossos principais
conteúdos no site do Cembra, e a tornamos uma mídia forte proprietária. Com um conceito
moderno, chamado Brand Publishing ou marca publicadora, o site ficou visualmente mais atrativo,
mais interativo e, a partir dele, trabalhamos várias estratégias de comunicação. Jovem mostrando a tela do celular ao ouvir o PodMar
6 Centro de Excelência para o Mar Brasileiro - Informativo Cembra Centro de Excelência para o Mar Brasileiro - Informativo Cembra 7

