Page 6 - Informativo Cembra Nº15
P. 6

Cembra: Profundo como o Mar

          Planejamento da Comunicação
                                                                                                                                                                                     Para guiar a nossa comunicação, foi importante
          O desafio da reformulação do site do Cembra representou muito mais do que fazer o redesign da                                                                              definir um conceito que sintetize toda a propos-
          página www.cembra.org.br, significou montar um Plano de Comunicação, que contemplasse os di-                                                                               ta de trabalho. Acreditamos que a ideia “Cembra:
          versos aspectos do Mar Brasileiro e também buscasse conteúdos de acordo com o nível de cada                                                                                Profundo como o Mar” resuma o que queremos
          público específico que queremos impactar. Por isso, a Assessoria de Comunicação Social chegou a                                                                            passar enquanto Instituição: oferecer informação,
          dois conceitos-chave para nortear o trabalho:                                                                                                                              os maiores especialistas do Mar, em diversas áreas,
                                                                                                                                                                                     reunidos com reflexões, pensamentos e pesquisas

          “Cembra: Profundo como o Mar” e “Está no Mar. Está no Cembra”.                                                                                                             para dar conhecimento, em profundidade, sobre o
                                                                                                                                                                                     nosso oceano, a Amazônia Azul.
          Pegando como referência as práticas mais modernas de Comunicação Estratégica, a Assessoria de                                                                              Não  há  hoje  um  fórum  tão  rico  em  informações
          Comunicação Social passou a trabalhar com a estratégia de centralizar os principais conteúdos no                                                                           como  o  Cembra.  Nossa  missão?  Dar  visibilidade
          site, que tem a meta de ser referência sobre o mar, um hub de informação e notícias.                                                                                       a tudo isso, tornando os assuntos mais amigáveis
                                                                                                                                                                                     para o público, o que significa ganhar novos espa-
          O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) lançou, em 19 de setembro de 2023, o primei-                                                                         ços, trazer novos parceiros e influenciar tomado-
          ro site do País dedicado exclusivamente aos conteúdos e as informações do mar brasileiro, em ce-                                                                           res de opinião. Quer se aprofundar sobre o Mar?
          rimônia virtual que foi exibida ao vivo pelo canal do Youtube da organização (www.youtube.com/@                                                                            Chama o Cembra.
          cembra_brasil). O portal www.cembra.org.br foi totalmente reformulado e passou a ser uma fonte
          de informações para estudantes, pesquisadores, professores, admiradores e todos os públicos que                                                                            PodMar e Notícias do Mar
          se interessem pelo oceano nas mais diversas áreas do conhecimento.
                                                                                                                                                                                     Além da versão virtual do livro “O Brasil e o Mar no
                                                                                                                                                                                     Século XXI” e das edições do Informativo Cembra,
                                                                                                                                                                                     o público que acessar o site poderá acompanhar e
                                                                                                                                                                                     se atualizar com podcasts, vídeos,  conteúdos nas
                                                                                                                                                                                     mídias sociais, webstories, reportagens, entrevis-
                                                                                                                                                                                     tas e análises realizadas pelos principais especia-
                                                                                                                                                                                     listas do Mar no Brasil e no mundo, em portal com
                                                                                                                                                                                     design mais moderno e interativo. Tudo isso para
                                                                                                                                                                                     fortalecer a cultura oceânica da sociedade brasi-
                                                                                                                                                                                     leira e a mentalidade marítima, tendo em vista que
                                                                                                                                                                                     o mar brasileiro, a Amazônia Azul, apesar de sua
                                                                                                                                                                                     relevância para o desenvolvimento do País, ainda é
                                                                                                                               Indivíduo acessando a página principal do site do Cembra  um desconhecido para a maior parte das pessoas.









          O novo design intuitivo facilitou o acesso aos mais diversos assuntos referentes ao Mar


          Na época da Sociedade da Informação, em que as pessoas têm excesso de conteúdos, o Cembra
          pretende dar capilaridade aos assuntos do Mar, usando seus próprios meios de comunicação com a
          prática de um jornalismo especializado, intenso e reflexivo.

          Mas como explorar esse terreno ainda tão desconhecido?


          O site como mídia proprietária

          Aplicando as práticas mais modernas de Comunicação Estratégica, centralizamos nossos principais
          conteúdos  no  site  do  Cembra,  e  a  tornamos  uma  mídia  forte  proprietária.  Com  um  conceito
          moderno, chamado Brand Publishing ou marca publicadora, o site ficou visualmente mais atrativo,
          mais interativo e, a partir dele, trabalhamos várias estratégias de comunicação.                                                                                                      Jovem mostrando a tela do celular ao ouvir o PodMar




         6                              Centro de Excelência para o Mar Brasileiro - Informativo Cembra                                                                       Centro de Excelência para o Mar Brasileiro - Informativo Cembra  7
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11