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Centro de Convívio dos Meninos do Mar: três décadas de um
projeto humanista
CCMAR EM AÇÃO: INÍCIO DAS ATIVIDADES, PERFIL INSTITUCIONAL E PRÁXIS PEDAGÓGICA Informativo
Inserido na FURG, instituição que tem como missão principal a formação integral dos indivíduos com
o marcado viés da perspectiva no ecossistema costeiro, o CCMar se configura como mais uma unidade
estratégica da FURG, no sentido de potencialização das competências, de uma população jovem
desatendida socialmente, que se constituem de múltiplos saberes, sobretudo do cotidiano e da experiência
e, mais amplamente, da dinâmica da vida social. No entanto, há que se chamar a atenção de que, em função
de sua condição de vulnerabilidade socioeconômica-ambiental, muitos desses jovens estão alijados da
formação escolar básica e do convívio e apropriação com a cultura letrada.
Nesse sentido, mais que uma preocupação, impõe-se como um compromisso do CCMar garantir um
tempo para favorecer a inserção e/ou o retorno desses jovens ao contexto da educação básica,
estabelecendo, assim, uma parceria com o sistema de ensino. Isso estimula a crença na possibilidade de
sentirem-se responsáveis e comprometidos com seu próprio processo de formação. Logo, sua
permanência no centro apenas no turno inverso ao da escola regular é para que eles agreguem valor à Matéria de Capa
formação oferecida pelo centro e percebam a importância da escola no convívio e na formação social. Com
isso, pretende-se contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e suprir uma
lacuna da rede de atendimento ao adolescente dos municípios de Rio Grande e São José do Norte,
contemplando vários aspectos referentes a seu despertar para a convivência em um ambiente social menos
opressor. Tais bases permitirão que ele detenha os meios necessários à busca de uma mudança no seu dia
a dia, resgatando, com isso, sua dignidade enquanto indivíduo e cidadão, com maior aporte de recursos
para o enfrentamento dos riscos sociais, econômicos e ambientais. Os cursos oferecidos contemplam as
diversas áreas do campo do trabalho.
No ano de 2019 foram oferecidos os seguintes: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos
Humanos, Auxiliar em Operações Portuárias, Construção Naval, Costuraria, Culinária, Educação Náutica,
Informática Fundamental, Manicure e Pedicuro, Movelaria, Música, Panificação e Confeitaria, Práticas de
Agricultura e Meio Ambiente e Técnicas em Comunicação. Estes cursos são compostos por aulas teóricas e
práticas, e por didáticas transversais que têm como orientação os princípios da Educação Ambiental e da
mentalidade marítima: a solidariedade, a cooperação, o respeito, o diálogo e o cuidado. Estas atividades
são complementadas com experiência a bordo dos barcos-escola, nos quais todos os alunos navegam e
vivenciam a mentalidade marítima. Para esta e outras atividades do centro, é mister que se louve a frutuosa
parceria com a Marinha do Brasil. Por meio da potente colaboração do 5º Distrito Naval com o CCMar,
muitos projetos obtiveram êxito e atingiram resultados notáveis.
Outrossim, o barco-escola oferece uma experiência estética, contemplativa e assumidamente
libertária. O diferencial reside na percepção aguçada que oferece o deslizar pela lagoa num reflorescer de
pensamentos. O barco-escola é, sobretudo, um meio de ampliar horizontes, transmite um alargamento das
perspectivas a bordo. É uma experiência náutica que busca, sonhadoramente, despertar para a ciência,
para a arte e para a humanidade. Essa atividade tem como finalidades: 1) Contribuir para a validação da
hidrovia como um meio para alcançar o desenvolvimento sustentável da região e entendê-la como um ente
econômico de promoção do bem estar da comunidade; 2) Atuar na formação de cidadãos capazes de
compreender criticamente a realidade social na qual se inserem, conscientes de seus direitos e de suas
responsabilidades para com a Pátria, desenvolvendo valores éticos de apreço à tolerância e respeito à
liberdade; 3) Promover a mentalidade marítima voltada para sensibilizações e mobilizações que contribuam
para o desenvolvimento sustentável.
Informativo Cembra 2020 Nº 10 • Edição Semestral 4