Page 7 - Informativo Cembra - Dezembro Abril 2023 - Nº 13
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A Atuação do Comando de Operações Marítimas e
                        Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz)


                                      Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz)
    INTRODUÇÃO

    No entorno estratégico do Brasil, em particular em sua porção Atlântica e Águas Interiores, lacustres e
    fluviais, bem como em demais áreas de interesse no mundo, notadamente por onde o comércio exterior
    escoa,  ou  seja,  as  Linhas  de  Comunicações  Marítimas  (LCM)  e  Infraestruturas  Críticas  (IC),  ameaças
    multifacetadas podem vir a comprometer parcela da economia, bem como o alcance de objetivos navais
    estabelecidos.  A  crescente  demanda  por  recursos  econômicos  no  mar,  fomentando  o  aumento  de          Matéria:
    conflitos (estatais ou não) em espaços marítimos, com impactos à soberania nacional, e a intensificação
    dos atos ilícitos no mar e nas vias fluviais desafiam a continuidade da exploração de tais recursos pelo
    Estado Brasileiro em suas Águas Jurisdicionais (AJ), de forma sustentável e segura.

    O CENTRO DE OPERAÇÕES MARÍTIMAS

    Diante do contexto internacional no qual o Brasil está inserido, de permanente competição entre nações e
    de  conflitos  extra-estatais,  demandando  o  emprego  do  Poder  Naval  para  a  realização  de  tarefas  de
    complexidades variadas, faz-se mister a implementação de uma estrutura que otimize o ciclo de tomada
    de  decisão,  por  parte  do  Setor  Operativo,  imprimindo  dinamismo,  ampliação  da  capacidade  de
    manutenção da Consciência Situacional Marítima (CSM) e promovendo maior agilidade nas respostas às
    diversas situações.

    Este ciclo de tomada de decisão, ou ciclo decisório, é decorrente das etapas de Observação, Orientação,
    Decisão e Ação (Ciclo OODA), o qual deve ocorrer em sintonia com o Ciclo da Inteligência (Orientação,
    Obtenção, Produção e Difusão). Com vistas a otimizá-los, reveste-se de especial relevância o emprego de
    uma estrutura customizada, flexível e adaptável, que rapidamente pode ser integrada às demais Forças
    Singulares  e  Agências  Estatais  no  Teatro  de  Operações,  em  um  contexto  de  esforço  conjunto  ou
    interagências,  que  venha  atender  à  mencionada  necessidade  de  agilidade  decisória:  o  Centro  de   Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz)
    Operações Marítimas (COpMar).

    Com base nessa filosofia de emprego, foi alicerçada a concepção de um novo Comando, fruto da fusão
    do  antigo  Centro  Integrado  de  Segurança  Marítima  (CISMAR)  com  a  Subchefia  de  Operações  do
    Comando  de  Operações  Navais  (ComOpNav),  integrando,  em  uma  só  organização  militar,  as  duas
    vertentes  da  Defesa  do  Tráfego  Marítimo,  quais  sejam  o  seu  Controle  e  a  sua  Proteção,  a  nível
    operacional.

    Surge, então, em 23 de novembro de 2021, o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia
    Azul  (COMPAAz),  com  o  propósito  de  contribuir  para  o  aprestamento  e  emprego  das  Forças  Navais,
    Aeronavais e de Fuzileiros Navais, subordinadas ao ComOpNav; para a segurança do tráfego marítimo e
    fluvial de interesse do Brasil; para o desenvolvimento da segurança marítima; e para o desenvolvimento
    da  Consciência  Situacional  Marítima  (CSM).  Releva  mencionar  que  o  COMPAAz  é  o  órgão  focal  do
    Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), cuja implementação está a cargo da Diretoria
    de Gestão de Projetos da Marinha (DGePM), uma vez que emprega o próprio SisGAAz, e todos os seus
    sistemas componentes, para monitorar e proteger nossa Amazônia Azul.

    O  COMPAAz,  por  meio  do  seu  Centro  de  Operações  Marítimas,  integrando  o  Centro  de  Controle  do
    Tráfego  Marítimo  (CCTRAM),  o  Centro  de  Coordenação  de  Busca  e  Salvamento  Marítimo  do  Brasil
    (SALVAMAR Brasil) e o Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimo (CCTOM), traz consigo a
    expertise cinquentenária do então Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM),
    responsável  pela  consciência  situacional  marítima,  fortalecida  pelas  experiências  de  atuação
    interagências,  durante  os  Jogos  Olímpicos  e  Paralímpicos  2016,  além  do  próprio  CISMAR,  que  deu
    prosseguimento a este legado, contribuindo para o incremento da segurança marítima no País. Ademais,
    continua  assessorando  diretamente  o  Comandante  de  Operações  Navais,  no  tocante  ao  emprego  do
    Poder Naval, numa atuação moderna e integrada.


             Informativo CEMBRA                                        Nº 13 - Edição Semestral                  7
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