CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

Webinário Internacional do Cembra impulsiona futuro projeto de submersíveis brasileiros

O 2º Webinário Internacional sobre Submersíveis: desbravando o Mar Profundo – A conquista do futuro, realizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) em 2023, está colhendo frutos significativos. Em março deste ano, foi formado um Grupo de Trabalho dentro do escopo do Remplac (Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira) com o intuito de avaliar a viabilidade de um projeto nacional para a construção de veículos operados remotamente (ROVs), veículos submarinos autônomos (AUVs) e submersíveis.

Uma reunião realizada em 28 de fevereiro, na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), teve como objetivo identificar especialistas, instituições e projetos nacionais que possam contribuir para o desenvolvimento do projeto, elucidando os desafios, prazos, custos e possibilidades de financiamento. O AUV "FlatFish" (https://www.youtube.com/watch?v=1l_Yom35Lb0 ), apresentado no Webinário Internacional de Submersíveis do Cembra, servirá como referência nas apresentações e discussões do Grupo de Trabalho.

Além disso, Carlos Augusto Feu Alvim da Silva, Especialista do Cembra, foi selecionado como um dos membros deste Grupo de Trabalho no âmbito do Remplac, enquanto a instituição incluiu no seu Plano de Ação de 2024 a elaboração de um Projeto Estruturante na área de Submersíveis para o Brasil. Estas iniciativas reforçam o compromisso do Cembra em atender às demandas do país e da sociedade brasileira relacionadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e científico-tecnológico, contribuindo para manter a liderança em áreas específicas do conhecimento e exploração ligadas ao Mar Brasileiro.

Sobre o Remplac

O Remplac foi criado com o objetivo de conhecer a potencialidade dos recursos minerais marinhos da Amazônia Azul, requisito fundamental para dimensionar e calcular o valor econômico e estratégico que os recursos não vivos possuem e inferir sua contribuição para o PIB do Mar, indicador essencial da economia azul. As informações obtidas contribuem para o estabelecimento de políticas e estratégias governamentais voltadas à utilização sustentável dos recursos minerais marinhos.

O Remplac visa à aquisição de dados técnicos, econômicos e ambientais necessários para que órgãos governamentais e empresas, públicas e privadas possam desenvolver atividades de exploração mineral e gestão ambiental. Na abordagem do X PSRM, diferenciando-se das versões anteriores, o Remplac concentrará seu trabalho em detalhar áreas potenciais ao longo da plataforma continental, com bens minerais específicos, agregados de uso imediato na construção civil e reconstrução costeira e materiais utilizados na correção de solo e bioclastos marinhos, necessários ao desenvolvimento da agricultura nacional.

O Projeto Estruturante

No Plano de Ação 2024 do Cembra foi definido que será elaborado um Projeto Estruturante na área de Submersíveis para o Brasil. Esse Projeto dará continuidade ao Seminário e ao Webinário Internacionais sobre o assunto, organizados pela Instituição. Nesta fase, o Cembra vai elaborar um Termo de Referência para a sua execução, com levantamento de diversas atividades relacionadas ao tema que são de interesse para o País.