38ª reunião da Comissão de

 Coordenação Executiva do Cembra 

 

         A trigésima  oitava   reunião da Comissão de Coordenação Executiva do Cembra (38ª CE/Cembra), foi realizada  no dia  11 de março  de 2014, na  sala do conselho da  Coppe.

    Inicialmente, abordou-se o 3º Projeto Estruturante do Cembra – Organização do Seminário sobre Submersíveis: Desbravando o Mar Brasileiro, ocasião em que foi relatada a situação atual, após a realização, imediatamente anterior a esta,  da  5ª reunião do Comitê de Organização (5ª COr/Cembra). O Coordenador Executivo indica que, graças, em boa medida,  à operosidade e ao interesse do pessoal da Marinha que integrou-se ao COr, sob a direção  do Alte. Pontes Lima, a organização do Seminário vem evoluindo  muito satisfatoriamente e passa a dar notícia dos principais assuntos tratados naquela reunião. Antes de seu início,  foi realizada   nova inspeção no auditório e áreas vizinhas, do que resultou a escolha da localização dos banners e de local para eventual entrevista com autoridades. Na reunião em si, foi apreciado o documento Cembra/COr/DT 01 rev. 4, que alinha  providências e responsabilidades correlatas, com vistas à organização do evento. As principais decisões adotadas na 5ª COr  são apresentadas em seguida pelo Cooordenador Executivo para o plenário da Comissão de Coordenação Executiva, que as ratificou.  

 

A seguir, trata-se da Ação Estruturante – Manutenção, permanentemente atualizada, em edição virtual, da publicação “O Brasil e o Mar [ ... ]”, mais especificamente, a atualização (até FEV/2014)   de seu Cap. XVI  – Biotecnologia Marinha  (Cembra/CE/DT 56)Na ocasião, é apresentado ao plenário  o documento em causa,  que representa a minuta, já editada, da 2ª atualização (até FEV 2014) de tal capítulo,   a constar  na edição virtual do livro, conforme novo trabalho da Consultora, Profª Valéria Laneuville Teixeira. Foram anotadas algumas poucas observações a respeito do texto. Foi ainda indicado que o IEAPM desenvolve  atividades e trabalhos a respeito que estão, aparentemente, a merecer  inclusão no texto, motivo pelo qual foi solicitada informação a respeito, àquele Instituto. Após incluidas as observações efetuadas pelo plenário e as que vierem s ser sugeridas pelo IEAPM, foi autorizada a inclusão da atualização na edição virtual, o que deverá ocorrer brevemente.

         Ao final, foram tratados vários assuntos administrativos, de interesse interno.