40ª reunião da Comissão de

 Coordenação Executiva do Cembra 

 

          A 40ª reunião da Comissão de Coordenação Executiva do Cembra, realizada no dia 17 de julho de 2014, na Fundação de Estudos do Mar, foi aberta pelo Coordenador Executivo, às 09h05. Presentes os seguintes participantes: da DHN: Antônio Reginaldo Pontes Lima Junior e seu Suplente Frederico Antonio Saraiva Nogueira; da Furg, Luiz Eduardo Maya Nery; Luiz Philippe da Costa Fernandes; da Femar: Lucio Franco de Sá Fernandes e seu Suplente, Humberto Teixeira de Aguiar; Carlos Feu e Luiz Carlos Ferreira da Silva. Theodoro Antoun Netto, Representante da Coppe, por motivo de força maior, justificou sua ausência.  Luiz Carlos foi convidado para secretariar a reunião.

         Registrou-se a presença do Almirante-de-Esquadra (Ref) Marcos Augusto Leal de Azevedo. Em item próprio da agenda, a seguir, foi abordada a sua indicação para o Cembra e como novo Coordenador Executivo do Centro.

 Participou, ainda, como Observador, o CMG (Ref) Basílio Vasconcellos Dagnino, a convite, a fim de conhecer os trabalhos do Cembra. Vem demonstrando grande entusiasmo pelos trabalhos do Centro. Em relação a Submersíveis, encaminhou ao Coordenador Executivo, em mais de uma oportunidade, artigos de interesse, um dos quais foi citado no Relatório sobre o assunto (Future os the AUVs in Brazil).  

 

39ª reunião da Comissão de

 Coordenação Executiva do Cembra 

 

A 39ª reunião da Comissão de Coordenação Executiva do Cembra (39ª CE/Cembra), foi realizada  no dia  14 de maio de 2014, em dependência da Coppe .

Nela, apreciou-se a minuta de Relatório elaborado sobre o 3º Projeto Estruturante – Seminário sobre Submersíveis: Desbravando o Mar Brasileiro. A realização do evento revestiu-se de sucesso marcante. Sua primorosa organização deveu-se, em larga margem, à operosa  participação do Parceiro Fundador – Marinha do Brasil, por intermédio de seu Representante no Cembra – VAlte. Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, que coordenou a atuação das demais Organizações da Marinha envolvidas (IPqM, CasNav, CCCSM e BHMN).

O  propósito estabelecido para  o Seminário já considerava o encaminhamento de  sugestões aos decision makers mais diretamente interessados, forma de atribuir-se  um aproveitamento concreto aos resultados que viessem a ser  obtidos.   Com vistas ao  pretendido encaminhamento de tais sugestões a escalão adequado de Governo, foram apreciados, inicialmente,  os subsídios colhidos no conclave bem como outros fatos pertinentes mais relevantes (item IV do Relatório).  

 

38ª reunião da Comissão de

 Coordenação Executiva do Cembra 

 

         A trigésima  oitava   reunião da Comissão de Coordenação Executiva do Cembra (38ª CE/Cembra), foi realizada  no dia  11 de março  de 2014, na  sala do conselho da  Coppe.

    Inicialmente, abordou-se o 3º Projeto Estruturante do Cembra – Organização do Seminário sobre Submersíveis: Desbravando o Mar Brasileiro, ocasião em que foi relatada a situação atual, após a realização, imediatamente anterior a esta,  da  5ª reunião do Comitê de Organização (5ª COr/Cembra). O Coordenador Executivo indica que, graças, em boa medida,  à operosidade e ao interesse do pessoal da Marinha que integrou-se ao COr, sob a direção  do Alte. Pontes Lima, a organização do Seminário vem evoluindo  muito satisfatoriamente e passa a dar notícia dos principais assuntos tratados naquela reunião. Antes de seu início,  foi realizada   nova inspeção no auditório e áreas vizinhas, do que resultou a escolha da localização dos banners e de local para eventual entrevista com autoridades. Na reunião em si, foi apreciado o documento Cembra/COr/DT 01 rev. 4, que alinha  providências e responsabilidades correlatas, com vistas à organização do evento. As principais decisões adotadas na 5ª COr  são apresentadas em seguida pelo Cooordenador Executivo para o plenário da Comissão de Coordenação Executiva, que as ratificou.  

 

37ª reunião da Comissão de

Coordenação Executiva do Cembra

 

Foi realizada no dia 14 de janeiro de 2014, em dependência da Coppe, gentilmente cedida para a reunião, a 37ª CE/Cembra, em sequência a outra reunião: a 3ª reunião do Comitê de Organização do Cembra (3ª COr/Cembra) acerca do

     “Seminário sobre Submersíveis – Desbravando o Mar Brasileiro”.  

  A  indicação do Prof. Theodoro Antoun Netto como Representante do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Parceiro Fundador do Cembra, ocorre após o afastamento do Prof. Segen F. Estefen, novo Diretor Geral do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (Inpoh), em Brasília. O Prof. Theodoro é o atual Coordenador do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ e pesquisador ativo em temas referentes à Engenharia Submarina. Coube ao Representante da Marinha no Cembra  – Alte. Pontes Lima –   a grata tarefa de fazer uma saudação, como de praxe, ao novo integrante do Cembra  que, como requisito estatutário  terá sua posse formalizada na Assembleia que se sucederá a esta reunião. O Alte. Pontes Lima  discorre sobre a importância do trabalho do Cembra, mencionando, em linhas gerais, os Projetos Estruturantes que desenvolveu  e o Projeto e a Ação Estruturante ora em curso. Valoriza, ao final, a importância da contribuição da Coppe no contexto de tais atividades e dá as boas vindas ao novo representante.