CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

Fragmentos da Destruição: impactos do plástico na biodiversidade marinha brasileira

Fonte: Brasil Oceana

A Oceana lançou, no último dia 17, o estudo Fragmentos da Destruição: impactos do plástico na biodiversidade marinha brasileira, que traz um panorama sobre os perigos da poluição plástica para a fauna marinha e os nossos oceanos, além de revelar dados sobre a responsabilidade do nosso país nessa crise ambiental.

Desenvolvido em colaboração com cientistas que atuam em diferentes regiões, o relatório evidencia que diversas espécies - como mamíferos, tartarugas, aves, peixes, crustáceos, moluscos, corais e até mesmo o plâncton - têm suas vidas ameaçadas pelo plástico.

Os dados explicitam que a situação no Brasil requer uma solução urgente! Nosso país despeja aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de lixo plástico no oceano anualmente, o que equivale a 1,3 milhão de carros pequenos. Isso nos coloca no vergonhoso ranking dos 10 maiores poluidores globais por plástico: somos o 8º no mundo e o líder na América Latina.

O Brasil ainda não tem nenhuma legislação específica que regule essa produção, nem mesmo em relação aos problemáticos itens descartáveis - que se tornam lixo em poucos minutos após o uso, mas permanecem na natureza por séculos. Para reduzir a poluição plástica, a Oceana recomenda:

• a urgente aprovação do Projeto de Lei 2524/2022, que tramita no Senado Federal e estabelece a Economia Circular do Plástico;

• a produção de itens com materiais alternativos ao plástico a preços acessíveis;

• investimentos em pesquisa e desenvolvimento, favorecendo alternativas reutilizáveis ou compostáveis.

O Brasil precisa, com urgência, fechar a torneira da produção plástica e reduzir a contaminação da fauna marinha, dos nossos oceanos e até mesmo dos nossos corpos!

Ouça o PodMar sobre como a poluição por plástico no oceano ameaça a vida no planeta

Clique aqui.