CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

Cembra Vídeos

Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira

Como o Brasil expandiu a área marítima sob sua responsabilidade? Qual a importância disso para as próximas gerações?
A definição do limite exterior da plataforma continental, a fronteira Leste do Brasil, que garantirá ao país o acesso a recursos vivos e energéticos, como previsto na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, apresenta-se como uma das raríssimas oportunidades, na história da humanidade, de um Estado ampliar o seu território pacificamente, sem perdas humanas.

Resiliência para o Futuro: a Estratégia para Obtenção de Minerais Críticos na Transição Energética

A transição energética é uma das estratégias globais para transformar o planeta ambientalmente mais sustentável, a partir da produção de energia por fontes renováveis. Tal transição é impulsionada pela observação de alterações ambientais no planeta, incluindo uma tendência do aumento da temperatura na superfície desde a Revolução Industrial.
A definição estratégica de minerais críticos requer acelerar o ciclo de exploração e extração de minerais críticos, bem como ampliar seu processamento e distribuição. Isto requer investimento em conhecimento em geociências e tecnologia mineral, inovação industrial e formação de pessoal.

Palestra Modalidades de Gestão Pesqueira

Um dos principais desafios da gestão pesqueira é equilibrar a distribuição de oportunidades e o acesso dos usuários aos recursos pesqueiros, e também à tomada de decisão.
Para a tomada de decisões, diferentes modelos de gestão podem ser utilizados, segundo as possibilidades e necessidades dos atores envolvidos e também da proposta sociopolítica de cada país em relação aos recursos naturais renováveis. Algumas vezes um sistema centralizado pode ser mais eficiente. Em outros, a gestão compartilhada com os usuários participando da tomada de decisões pode render melhores resultados.

Palestra Possibilidades e perspectivas da energia eólica offshore no Brasil

O Brasil tem uma perspectiva de liderança energética e, principalmente, uma oportunidade muito grande de fazer uma retomada da economia e da indústria a partir de recursos renováveis e de transição energética.

Evento de Lançamento do Site do Cembra

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) lançou, no dia 19 de setembro, o primeiro site do País dedicado exclusivamente aos conteúdos e as informações do Mar Brasileiro, em cerimônia virtual que foi exibida pelo canal do Youtube. O novo site passará a ser fonte de informações para estudantes, pesquisadores, professores, admiradores e todos os públicos que se interessem pelo oceano.

Entrevista Cembra

Já pensou na importância que o mar tem para o Brasil?
Nesta entrevista, o Coordenador-Executivo do Cembra, Almirante Moura Neto, explica as principais iniciativas do Cembra para 2013, a importância da organização para o País, sobre o Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI” e, finalmente, se o Brasil é inviável sem o Mar.