LOGOTIPO E SÍMBOLO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O MAR BRASILEIRO (CEMBRA)

No dia 9 de fevereiro de 2010, foram avaliados os trabalhos inscritos por universitários  da Escola de Belas Artes/UFRJ, de acordo com Edital daquela escola, visando à elaboração do logotipo e símbolo oficial do Cembra. Foi classificado em primeiro lugar o do aluno HUGO SERRÃO DE ALMEIDA, que fez jus ao prêmio de R$ 1.500,00, concedido pela COPPE.

Abaixo consta o princípio que norteou sua elaboração, conforme palavras do vencedor do concurso:

O princípio utilizado para a criação do símbolo foi o trabalho com círculos, uma vez que estes possuem um centro, reforçando a idéia de um órgão centralizador. Foram rotacionados seis círculos iguais, a partir de um determinado ponto, afastados entre si por oito graus, do que surgiu o formato de uma onda marítima, que também remete à letra “C” de Cembra.

Nesses círculos foram utilizadas as cores da Bandeira do Brasil (verde, amarela, azul e branco), por tratar-se de um centro de pesquisa brasileiro.

Para o logotipo, foi utilizada uma tipografia predominantemente orgânica, com formas circulares. A característica mais importante está na letra “M”, à qual foi dada a idéia  de movimento do mar, integrando a ideia do símbolo. Foi adotada a tipografia em caixa alta e baixa. A posição do logotipo se inicia a partir do centro do primeiro círculo branco utilizado para a construção do símbolo.

Partindo-se do princípio de o Cembra ser uma instituição séria, voltada para pesquisas, a marca foi desenvolvida para ter uma característica forte,  simples, formal e objetiva.

Tais logotipo e símbolo foram aprovados na 2ª Assembleia Geral do Cembra (02 de março de 2010).

Abaixo, a representação gráfica do trabalho vitorioso:

 

contador
Tuesday the 25th. Joomla 2.5 templates.